Serigrafia além da impressão

Somos um estúdio artesanal amantes dessa técnica milenar, no qual nossa expertise nos permite explorar diversas práticas de Serigrafia que vão além da impressão serigráfica. Somos uma empresa com  mais de 30 anos de experiência, além de uma estrutura diferenciada com capacidade de atender os mais exigentes padrõesaltas tiragens de impressão.

SERIGRAFIA

O processo de impressão

A tela (ou matriz) serigráfica é um quadro de madeira ou alumínio preenchido com um tecido fino (feito geralmente de nylon ou seda), que é esticado sobre as bordas deste quadro. A tela é então tratada com um emulsionante sensível à luz.

Após o processo de tratamento da tela, nosso designer cria ou recebe a arte, que portanto é separada em diversas  camadas de cores. O fotolito é então criado em uma folha transparente usando tinta opaca ou a partir de impressão a laser.

O fotolito é colocado sobre a tela preparada e ambos são expostos à luz ultravioleta. Deste modo a emulsão sensível à luz endurece nas áreas não cobertas pelo design, enquanto nas áreas expostas à luz, a emulsão permanece solúvel.

Após a exposição, a tela é lavada em água. A emulsão solúvel é removida, deixando apenas a área endurecida do design na tela, dando forma ao processamento de revelação.

 A tinta serigráfica é preparada à base de água ou solvente. Durante o processo as tintas são misturadas (ou não dependendo da arte) de modo a criar diferentes tonalidades.

O papel ou material sobre o qual a serigrafia será aplicada é preparado. É importante garantir que a superfície esteja limpa e plana para obter resultados precisos.

 A tela preparada é colocada sobre a superfície de impressão. A área do design é alinhada cuidadosamente para garantir uma impressão correta.

A tinta é colocada na parte superior da tela, no lado oposto à superfície de impressão. Usando um rodo serigráfico, a tinta é empurrada suavemente pela tela, passando apenas pelas áreas abertas do design e transferindo a tinta para o papel.

Se necessário, o processo de aplicação de tinta pode ser repetido várias vezes para obter camadas adicionais ou mistura de cores.

Após a impressão, o papel é cuidadosamente removido e colocado para secar. Após a secagem completa, vêm o processo de acabamento, no qual o papel impresso pode ser cortado, dobrado ou finalizado de acordo com o trabalho pretendido.

Presencie o Processo de Impressão
Visite-nos para conhecer na prática todo o processo de impressão descrito ao lado.
Entre em contato !
O que é Serigrafia ?
Um guia sobre tudo o que você precisa saber sobre o universo serigráfico.
Saiba Mais !
Previous slide
Next slide

Conheça nossos Clientes e Parceiros

Acompanhe nosso Blog

Fique por dentro do mundo da Serigrafia !

Confira os artigos para leitura em nosso Blog e se atualize com técnicas de serigrafia, aprendizados, inclusão social, artes visuais e tudo que envolve o universo artístico que nosso valioso conteúdo pode lhe agregar 😉

QUEM SOMOS ?

Há mais de 30 anos IMPRIMINDO emoções

Conheça QUEM SOMOS por trás do Trabalho

Inscreva-se em nossa newsletter 😉

|

NEWSLETTER SEMANAL

Copyright ©️2024 Todos os Direitos Reservados |

Pular para o conteúdo